segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Xadrez e Damas

Por Pedro Huth, Thiago, João Pedro Pamponet e Pedro Menezes


O jogo de xadrez foi criado com intenção de relaxar e abrir a mente. As pessoas utilizavam esse jogo antigamente como forma de criar estratégias de guerra e simular ataques e defesas ao rei oponente (atacar) e ao rei aliado (defender). O rei era interpretado (não só no jogo, mas também na realidade da época) como a pessoa mais importante de todo o reino.

Se você quiser aprender a jogar xadrez, te aconselhamos a visitar o site Chess.com.

Muitas estratégias realizadas no jogo foram usadas em guerras de verdade e muitos movimentos são baseados em movimentos feitos por cavaleiros e guerreiros em guerras medievais.

Existem várias versões sobre onde o jogo foi criado. A primeira história se passa na Índia, em uma cidade chamada Taligana, onde o rei tinha perdido o filho para uma luta e como consolo um de seus súditos lhe deu um jogo para esquecer essa perda.

A segunda história é que Ares, o deus da guerra, teria criado um tabuleiro para testar suas táticas de guerra. De acordo com a história, Ares teve um filho com uma mortal, e passou para ele as regras do jogo. A partir de então, o jogo teria chegado ao conhecimento dos mortais.  

O jogo de damas foi criado aproximadamente no ano 3.000 a.C. Por este motivo, as regras exatas do jogo original são desconhecidas, assim como outras informações.

O primeiro tabuleiro de damas foi encontrado em um sítio arqueológico localizado na antiga Mesopotâmia. O tabuleiro possuía 25 espaços (5x5).

As estratégias de damas eram até mais complicadas e bem boladas do que as de xadrez pelo fato de o jogador conseguir realizar movimentos e retirar mais peças do tabuleiro do oponente ─ no xadrez, só é possível retirar uma peça por vez durante o jogo.


Regras Oficiais do Jogo de damas 64 casas e 100 casas:
  • Objetivo: imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
  • O Jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas ou de 100 casas, claras e escuras.
  • A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.
  • O lance inicial cabe sempre ao jogador que estiver com as peças claras.
  • A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
  • Quando a pedra atinge a última linha do tabuleiro, concluindo o lance nas casas de coroação, ela é promovida à Dama.
  • A Dama é uma peça de movimentos mais amplos.
  • A Dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser.
  • A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas.
  • A pedra captura a Dama e a Dama captura a pedra. Pedra e Dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
  • A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente como para trás, uma ou mais peças. 

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