segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Por: Cecília, Luiza Miranda, Mariana Carvalho e Júlia Ramos



Nos filmes da Disney, as mulheres vêm tomando diferentes posições na história. Ao longo do tempo, esses filmes começaram a se preocupar mais em trazer mulheres cada vez mais autônomas, determinadas, fortes e independentes. Neste post, iremos mostrar alguns exemplos.

#girlpower #feminist #girlpower #feminist #girlpower


O QUE É O FEMINISMO?

Feminismo, diferentemente do que muitas pessoas pensam ser, é o movimento político e social que visa a igualdade entre os gêneros feminino e masculino!


1. A Bela e a Fera (1991)


A Bela e a Fera foi o primeiro filme da Disney a apresentar uma protagonista mais independente, cuja paixão pelos livros e escrita eram mais importantes que o casamento. Além disso, ela mostra coragem em agir por conta própria para salvar o pai, diferentemente das princesas anteriores, que eram totalmente dependentes da figura masculina. Além disso, estamos falando de um mundo muito mais machista que dos dias de hoje, sendo o filme, mesmo com falhas, um grande avanço em mudar a visão da sociedade sobre as mulheres.


2. Mulan (1998)


Mulan quebrou ainda mais paradigmas da Disney ao mostrar um grande desprendimento com sua aparência (por exemplo, quando ela corta o cabelo) e que o final feliz não depende do casamento. Além disso, a principal lição que Mulan nos passa é que as mulheres podem fazer as mesmas coisas que os homens e não precisam deles para se defender, sendo ela a heroína de sua própria história, se sacrificando por sua família, ainda por cima numa sociedade extremamente machista.


3. A Princesa e o Sapo (2009)


Tiana é uma moça trabalhadora, com um objetivo. Age por conta própria e se sacrifica para realizá-lo. É a primeira personagem principal negra e a que mostra mais a realidade no mundo. Não é uma mulher submissa e dependente dos outros. É uma trabalhadora que se torna princesa, mas, mesmo assim, continua a trabalhar e se sustentar. Portanto, ela nos ensina a importância de as mulheres serem independentes e de lutarem pelos seus sonhos.


4. Valente (2012)


A princesa Merida tem a obrigação de agir de acordo com as regras impostas por sua mãe, porém ela quer fazer as coisas de seu jeito e ser independente, portanto a relação mãe-filha é o foco principal do filme. Pela primeira vez, a Disney criou uma princesa de nascença que não quer ser uma princesa e se casar. No final, ela consegue o que quer, pois luta por isso, e ainda se torna a primeira princesa da Disney solteira da história, mostrando de uma vez por todas que as mulheres não dependem dos homens para se defenderem e serem felizes.


5. Frozen (2014)


Frozen traz a história de duas irmãs, Anna e Elsa, e possui diversos pontos importantes. Começando por Elsa que, durante o filme, tem um conflito totalmente diferente do comum. Seu sofrimento parte de um motivo completamente diferente do comum entre as princesas. Além disso, ao invés de sofrer indefesa, o conflito de Elsa se constrói como uma auto aceitação, sendo essa a grande jornada da personagem. O problema é que, ao se desapegar de todos os laços, Elsa faz com que seu poder afogue o reino no mais intenso e cruel dos invernos. No final, ela resolve seus problemas com o amor fraterno vindo de sua irmã, desconstruindo a ideia de que o amor verdadeiro é somente possível com um príncipe. Temos, então, Anna, que sonhava intensamente com o dia em que fosse encontrar o amor verdadeiro. Porém, o príncipe encantado se revela um monstro, alertando-nos para os perigos de um amor cego. Anna, mesmo sendo sonhadora, mostra-se também corajosa e determinada ao partir para ajudar a irmã. Em sua jornada, a princesa conhece Kristoff, e é a partir da sua relação com ele, que o filme destrói, da maneira mais lúdica e sutil possível, a concepção da “mulher pura”, já que Anna se sente ligada a dois homens ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário