terça-feira, 28 de julho de 2015

Água: falta ou mau uso?

Nem todos nós temos acesso à água hoje em dia, mas por que isso acontece? Será mesmo que o problema é a escassez ou o extremo desperdício de água que acarreta a escassez?

A água é um dos bens mais preciosos da humanidade, por acharmos que este recurso natural nunca vai acabar, esta dádiva é mal utilizada e extremamente desperdiçada. Isso ocorre, principalmente, por conta da desigualdade social que agrava a escassez da água. Essa desigualdade também aumenta o número de pessoas que não tem acesso à água, segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial (1 bilhão e 200 milhões de pessoas, cerca de 35% da população mundial) não tem acesso à água potável. Este é outro problema em relação à água, não falta, mas este recurso disponível para o consumo está insuficiente, para tantas pessoas e com tanto desperdício. 70% da Terra é composta de água, mas apenas 3% deste recurso esta disponível para ser usado pelo homem, segundo o site planeta sustentável. Em relação a outros países, o nosso é beneficiado em  relação à água que possui, pois nele esta presente diversos rios como o Rio Amazonas que é a maior reserva de água doce da Terra, porém 50% da água que é encaminhada para o consumo e vem deste rio é desperdiçada o que afeta também a natureza. O Brasil é um dos países que mais desperdiça água na America do Sul, com a falta de água, muitas pessoas não têm alternativa a não ser utilizar a água disponível no momento, que em diversos casos, é um recurso que não está adequado para o consumo, causando assim doenças que chegam a levar a morte. Durante um ano, cerca de 400 mil pessoas foram internadas por causa da má qualidade da água e isso resulta em uma despesa de 140 milhões de reais para o SUS.

Redatora: Maria Luisa
Pesquisadora: Catarina
Revisora: Clara
Ilustradora: Maria Eduarda Pimenta

4 comentários:

  1. Texto muito bem estruturado, boa escolha de tema parabéns continuem assim.

    ResponderExcluir
  2. acho que nenhum dos dois na verdade a água é algo relativo ao tempo e quanto mais o tempo passa mais ela é consumida então se formos observa todas as logicas seu post não esta muito certo

    ResponderExcluir
  3. Não concordo. Mas como cada ser humano tem sua opinião eu respeito. Mesmo assim otimo desenho e texto muito bom, parabéns continuem assim.

    ResponderExcluir