terça-feira, 28 de julho de 2015

As Barbies do século XXI

Olá, galera. Principalmente para as meninas, vai aí um post sobre padrões de beleza e sua enorme influência na nossa sociedade atual que está prejudicando muitas pessoas pelo país afora. Queremos deixar bem claro: o que importa é sua saúde, caráter e  sentir-se bem, não os seus “ pneuzinhos ’’.


Antes, ter um pouquinho de gordura, era sinal de beleza e saúde, como era Afrodite, a deusa da beleza, Marylin Monroe, grande diva, entre tantas outras. Hoje, há uma pressão social em cima da maioria das meninas para que elas sejam magras e bonitas, como nas escolas de ballet, a opressão dos colegas no colégio e até os pais pedindo para as suas filhas emagrecerem, fazerem dietas, etc.

Os padrões de beleza podem mudar o tempo todo, mas a boneca Barbie criada em 1958, até hoje, influencia as meninas, mais do que qualquer outra coisa. A Barbie, desde que foi inventada, representa uma mulher adulta, com peito, bunda e corpo já desenvolvidos.

Hoje, muitas meninas praticam a bulimia e anorexia que são distúrbios, nos quais, as pessoas comem e depois utilizam meios como o vômito, atividades físicas exageradas, ou até parar de comer e uso de laxantes. Esse padrão de beleza Barbie, leva a auto- mutilação, depressão e muitas vezes compulsão.

Hoje vivemos em uma sociedade em que a beleza física importa mais que tudo, principalmente na fase da adolescência, muitas meninas estão sujeitas a fazer várias coisas que podem ser prejudiciais para elas, só para estar dentro do desejado pelo povo.

O problema é que a boneca Barbie construiu um padrão de estética muito fixo e que, hoje, as meninas fazem de tudo para segui-lo. Tentar acreditar que só existe uma beleza, não é a melhor alternativa. Mas na verdade o padrão da Barbie não é a única forma de lindeza, não é mesmo? E se essa boneca fosse gorda? Todas nós tentaríamos ser que nem ela? Essa influência não só mexe com o psicológico, mexe também com a saúde. A gente precisa entender que somos e possuímos características únicas. Quem irá dizer quem é o bonito da história? Isso depende dos pontos de vista e gostos diversos. Apesar de tudo, temos que nos sentir bem, e pensar na nossa saúde.

A cantora Beyoncé fez uma música chamada “ Pretty Hurts” que mostra a realidade de muitas mulheres, que praticam ações para se sentirem mais bonitas. Vejam o vídeo:


Outra música é da cantora Meghan Trainor chamada “ All about that bass” que fala sobre o corpo “ violão” de algumas mulheres, e mostra que você não precisa ser magra para ser feliz, como a sociedade diz hoje em dia. Confiram:



Curtam os vídeos, beijos, até o próximo post!

Maria Eduarda, Maria Nunes, Maria Clara e Lara Paixão.

2 comentários:

  1. gostei do post
    Beyoncé DIVVAAAAAAAA
    PRETTTYYYYYYYYY HUUUUUURTSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. a barby na verdade e a namorado do quen

    ResponderExcluir