quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Redes Sociais na atualidade

Definição de redes sociais:

“Conjunto de relações entre pessoas ou organizações que partilham interesses, conhecimentos e valores comuns, por meio da internet.” (retirado da Infopédia).

Atualmente, as redes sociais são os nossos principais meios de comunicação, interação, expressão etc. Através delas, podemos protestar sobre dado assunto, como economia, cultura, esportes, entres outros. Mas, seja cauteloso ao publicar algo, não esqueça que está expressando sua opinião em público.

A internet, ao mesmo tempo que facilita a interação entre as pessoas, pode também nos trazer riscos.  Muitas pessoas utilizam as redes sociais para fins ilícitos, como roubos, pedofilia, Cyberbullying, discriminação. Geralmente o público mais atingido é o infanto-juvenil. Segundo a Safernet, “no primeiro trimestre deste ano, foram registradas quase 28 mil denúncias de pornografia infantil. De acordo com um estudo realizado com 1.326 crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos, é cada vez maior o perigo que os jovens estão correndo. Quase 30% dos entrevistados revelaram que já encontraram pessoalmente alguém que conheceram pela internet.” (informação disponível em: http://www.safernet.org.br/site/noticias/crianç-podem-ser-alvos-crimes-internet ).

Existem algumas precauções que devem ser tomadas para você não ser atingido (essas precauções são para qualquer pessoa, de qualquer idade!), entre elas: nunca estabeleça contato com pessoas que você não conhece e tenha cuidado ao fazer um post, pois você está expondo a sua imagem em público.

Outro risco a que os jovens estão sujeitos é o vício eletrônico que é adquirido por conta do uso inadequado das redes sociais. Quando, por exemplo, alguém faz o uso excessivo de aparelhos eletrônicos e deixa de interagir com outras pessoas, pode muitas vezes comprometer os estudos escolares e os relacionamentos no mundo real. Para crianças, redes sociais em excesso podem ser ainda mais prejudiciais, pois podem influenciar no seu desenvolvimento. Cabe aos pais observar esse comportamento e delimitar horário para o uso de eletrônicos. 
  
Redatora: Yasmim Leal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário