terça-feira, 7 de outubro de 2014

O Halloween


O Halloween é uma tradição muito famosa nos Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Reino Unido. Este evento é comemorado no dia 31 do mês de outubro. Esta é uma tradição cultural na qual o indivíduo que vai comemorar tal data, de acordo com as regras da festa e com a sua simbologia, deve se fantasiar de algum personagem que represente algo referente ao terror. Tanto que podemos perceber que, durante essa época festiva, até mesmo nas ruas, nós vemos muitas pessoas fantasiadas de zumbis, monstros, vampiros, bruxas, fantasmas etc.

Para introduzirmos nosso assunto, vamos começar abordando sobre o que nós mais conhecemos no Halloween, que é a famosa frase:‘’Doces ou travessuras ‘’. Sobre esta frase é correto afirmar de que essa brincadeira teve como origem um costume europeu do século IX chamado de ‘’souling’’. Esta tradição europeia até hoje se prega em nossa sociedade e várias outras espalhadas pelo mundo e é por justa causa que até hoje podemos ver diversas crianças pedindo doces de casa em casa. Caso o dono da casa não lhe conceda tal pedido, eles ameaçam fazer travessuras, tais como: arremessar ovos contra a casa do individuo, jogar papel higiênico, entre outras coisas desagradáveis formando algo parecido com um protesto contra essas casas que não doam o que eles pedem.

Durante a infância, duvido que você não tenha experimentado tal experiência antes. Vamos nos relembrar da infância? Pelo menos, em nossos condomínios e apartamentos, a gente se reunia com baldes e papéis higiênicos, ovos, dentre outras coisas. Memórias boas nunca são esquecidas.

O Halloween aqui no Brasil é conhecido como Dia das Bruxas. Tal comemoração chegou aqui através de certa influência proveniente dos Estados Unidos, que, com o uso das propagandas na televisão, acabou espalhando essa data para o nosso país. Quando tal ideia chegou, muitos brasileiros tiveram opiniões contraditórias alegando que o Brasil é um país rico em folclore e outras tradições locais e que o Halloween deveria ser deixado de lado para que nós, brasileiros, déssemos mais valor à riqueza folclórica daqui. Não há só este tipo de crítica, pois aprofundando nossas pesquisas, descobrimos que também existem muitas pessoas que fornecem críticas religiosas sobre este evento. A principal religião a fazer críticas sobre este fenômeno é o catolicismo. Ela alega que a proposta do Halloween traz consigo um aspecto sombrio, como se fosse um certo tipo de apologia ao demônio e coisas do tipo e que isso poderia influenciar negativamente a cabeça dos seus filhos.

Em nossa opinião, o Halloween no Brasil deve ser valorizado, porém não deve ser o centro das atenções, já que, nós também devemos primordialmente valorizar nossa cultura original que é como já abordado, o folclore nacional. Já em relação ao comentário que alguns católicos fizeram a respeito a essa data comemorativa, nós concluímos que o Halloween não influencia em nada por estar relacionada ao culto do demônios e seres, considerados por estes essas pessoas como antiético, principalmente em relação a coisas que a Igreja Católica não considera morais.

Nós concluímos que o Halloween é uma data comemorativa como qualquer outra, porém com o tema mais voltado ao terror e que, não a associamos, em momento algum, a qualquer religião, pois não temos nem tempo para pensar nisso, já que enquanto alguns adultos perdem o tempo dizendo estes comentários, nós já estamos se divertindo!

Gabriel, Victor Hortélio, Luca e Hugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário