quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Filmes baseados em livros que fizeram sucesso

Hoje em dia, como sabemos, existem muitos filmes que são baseados em livros! Isso pode ser muito positivo, porém,  ao mesmo tempo, negativo. Alguns filmes baseados em livros que fizeram sucesso nas bilheterias atuais são:
  • Percy Jackson, O Ladrão de Raios/Mar de Monstros;
  • Divergente;
  • Maze Runner, Correr ou Morrer;
  • Jogos Vorazes/Jogos Vorazes - Em Chamas;
  • O Lado Bom Vida;
  • A Menina que Roubava Livros.

Alguns deles foram bastante fiéis à história original, porém outros, como os dois filmes baseados em Percy Jackson (O Ladrão de Raios e Mar de Monstros), são muito criticados pelos leitores da sequência escrita por Rick Riordan, pois possuem muitas diferenças da obra original. Um filme que foi muito elogiado, tanto pelos críticos quanto pelas leitoras, foi a obra de John Green, A Culpa É Das Estrelas. Fizeram parte do elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort e Willem Dafoe.  O filme emocionou os telespectadores com uma história de amor e ao mesmo tempo de câncer.

Filmes baseados em livros são muito interessantes, já que, depois de ler o livro, podemos ter uma breve noção de como será a adaptação do enredo para o filme; porém, poucos são os filmes que seguem a história original, o que chateia muito os telespectadores! Um lançamento recente que conseguiu agradar aos leitores foi o primeiro filme da série de livros Maze Runner, sobre o qual - mesmo tendo certas diferenças da obra original - os fãs da série disseram que houve mudanças positivas, antes de o filme ir para as telonas.

É importante perceber que, antes de criticarmos qualquer filme por não ser muito parecido com o livro ou algo do tipo, devemos lembrar que os filmes são baseados em livros e, por isso, eles não devem ser obrigatoriamente iguais. Outro fato é que, não há como os produtores, diretores e outros envolvidos na produção tornarem uma história tão grande quanto a de um livro, em um filme de aproximadamente duas horas, sem cortar informações ou modificá-las um pouco. Outra alternativa para conseguir inserir mais fatos da história em um filme é dividi-lo em duas partes, como a exemplo de:  Amanhecer: Parte 1 e Parte 2; Jogos Vorazes e A Esperança: Parte 1 e Parte 2, sem esquecer do filme que começou essa tendência de dividir os filmes em partes, como Harry Potter, em as Relíquias da Morte Parte 1 e Parte 2.

Nós pensamos que é muito interessante um livro ser adaptado para o cinema, pois podemos ver e viver o ambiente da história de uma forma diferente, de uma forma mais realista e, para muitos, até mais emocionante.

 Gabriel, Marcelo, Mariana e Rafaela 







Um comentário:

  1. Enrico Petinatti, Roberta Andrade e Vanessa Daltro 9° SE7 de abril de 2015 às 08:28

    Gostamos muito deste texto, pois trouxe informações novas para nós, como filmes que fizeram sucesso. Percebemos que a linguagem foi casual, mas seguiu as normas gramaticais, fazendo com que tivesse uma aparência formal. O fato de que vocês trouxeram para os leitores a opinião de vocês sobre o assunto foi algo muito interessante. Acreditamos que o texto ficaria mais completo com dados sobre quanto custou à produção dos filmes e quanto rendeu nas loterias. Seria bom também se fosse incluída, no post, uma lista mostrando quais desses filmes fizeram mais sucesso. Foi bastante relevante a informação de que esses filmes são baseados em livros e não necessariamente precisam ser idênticos. Mesmo sendo um assunto comum, você conseguiram chamar atenção para ele e mostrar o lado dos produtores dos filmes e dos leitores dos livros. Ótimo texto, parabéns!

    ResponderExcluir