quinta-feira, 16 de outubro de 2014

2 filmes baseados em livros que foram muito alterados

Oi! Estamos aqui pra falar sobre filmes que foram feitos tomando como base um livro e acabaram não sendo tão fiéis assim. Entendemos que não para colocar o livro inteiro em duas horas (aproximadamente), mas achamos que deveria haver pelo menos uma coerência.

1. Percy Jackson e o ladrão de raios

Percy Jackson e o Ladrão de Raios é uma história que acontece no mundo atual. Os doze deuses do Olimpo estão vivos e criando uma nova "raça" de jovens heróis mitológicos que são semideuses - metade mortais, metade imortais. Zeus suspeita que Percy, filho adolescente de Poseidon, tenha roubado seu raio, a arma mais poderosa do universo. Para provar sua inocência e evitar uma guerra devastadora entre os deuses, Percy viaja pelo mundo com o objetivo de encontrar o verdadeiro ladrão.

Selecionamos esse filme, pois a história (em nossa opinião) foi alterada em grande parte relacionada ao livro. Por exemplo, Annabeth, namorada de Percy, aparece no filme com um cabelo castanho, sendo que, no livro, os cabelos loiros são uma das características mais marcadas da personagem. Alguns personagens foram trocados na história, como, por exemplo, Hades, que apareceu no lugar de Ares para atrapalhar Percy. Outro ponto é que os personagens passaram a maior parte do tempo do filme procurando “perólas” que, no livro, são dadas ao semideus por um “espírito” do mar. Partes importantes do livro simplesmente não existiram no filme, o que chateou muito os fãs da série.


2. Divergente

A história se passa em uma versão pós terceira guerra mundial da cidade de Chicago. Conta a vida de Beatrice Prior, uma adolescente de 16 anos que ameaça destruir o sistema implantado na cidade, pois ela não se encaixa dentro dos padrões estabelecidos. Há cinco facções, "comunidades" com pessoas que possuem características parecidas (muito alegres, altruístas, corajosos, etc.).

Selecionamos esse filme, pois, na história contada no livro, partes importantes faltaram. Por exemplo, personagens quase essenciais estiveram ausentes, algo que pode danificar a história do segundo filme da saga, como Uriah, um garoto da “audácia” (uma das facções) que acaba se tornando um dos melhores amigos de Tris (a protagonista). Ele aparece muitas vezes no livro, mas, no filme, simplesmente não aparece. A cena dele com a menina na tirolesa é o que faz ela se sentir mais integrada em sua nova facção. Muitas cenas foram muito parecidas com as que aparecem no livro, porém há também cenas completamente diferentes. Nós, que lemos a trilogia e vimos o filme, achamos pouco fiel. Cenas que faltaram vão fazer muita falta se continuarem fazendo os filmes dessa série.

Roberta, Marcela, Bernardo e João Vitor











Nenhum comentário:

Postar um comentário