sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Muro de Berlim


No dia 9 de novembro de 2014, se comemoram os 25 anos da “queda” do Muro de Berlim que foi construído pelos socialistas como um símbolo da Guerra Fria, no fim da segunda guerra mundial. Após a derrota da Alemanha, cada país que venceu herdou um lado de Berlim, que ficou separado como Berlim Ocidental e Berlim Oriental (o lado Soviético). O muro “foi idealizado pelo então líder do Partido Comunista Soviético, Nikita Kruschev,  e pelo líder da Alemanha Oriental, Walter Ulbricht, em agosto de 1961, com os objetivos de interromper a conexão dos dois lados de Berlim, impedir que a população do lado soviético migrasse para o lado ocidental e bloquear a influência da economia de mercado e das liberdades políticas que Berlim Ocidental exercia sobre Berlim Oriental”. O muro tina 45 quilômetros e 3 metros.

A queda aconteceu quando todos os moradores dos lados ocidental e oriental caminharam até o muro e derrubaram-no com martelos, marretas e machados. Foi motivo de comemoração derrubar o muro que separou as cidades durante quase 30 anos.  A comemoração foi feita quando lançados 8 (oito) mil balões no centro da cidade percorrendo 12 quilômetros.

Além de dividir uma cidade da outra, o muro representava a grande divisão mundial entre os capitalistas e os socialistas. Por conta da sua importância, apareceu em vários filmes e foi tema de alguns, como o filme Asas do Desejo (Wim Wenders, 1987). O filme de Wim Wenders se passa em Berlim Ocidental no final dos anos 80, com várias cenas filmadas ao longo do muro, mostrando os grafites e o arame farpado. A vida dos outros (Florian Henckel von Donnersmarck, 2006) “retrata os últimos anos da Alemanha dividida e as artimanhas da Stasi, a polícia política da República Democrática Alemã, em conter seus opositores”.

Fontes:
http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/comemoracao-dos-25-anos-queda-muro-berlim.htm
http://heroi.gameworld.com.br/cinema/5-filmes-sobre-o-muro-de-berlim#.VFpdzzTF8hM


Marianna Deprá e Caio Morris 

Um comentário:

  1. Muito interessante o texto de vocês, parabéns! Eu acho que este tipo informação deve ser compartilhada assim como vocês fizeram!

    ResponderExcluir