segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e é simbolizado por um laço cor de rosa, tendo como propósito representar a lutar contra o câncer de mama e estimular a população a se auto ajudar. Outro objetivo também importante é alertar às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico da doença. 

O movimento começou nos Estados Unidos com a campanha Corrida pela Cura, a qual foi realizada em Nova York e que acontece desde o século passado.

Em 1997, as cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram campanhas para a prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro para enfatizar a prevenção. Para conseguir mobilizar a população sobre a doença, foram criados os famosos “lacinhos” cor de rosa, a fim de se estabelecer um símbolo comum ao combate à doença. Depois, começaram a surgir eventos, como corridas que teriam como participantes mulheres que sobreviveram à doença. 

A doença pode ser diagnosticada por um grande crescimento de células na mama, que pode provocar um tumor benigno ou um câncer. A idade em que o câncer é mais provável é a partir dos 35 anos de idade da paciente para cima. O Câncer de mama também pode acontecer em homens, mas são menores os casos desse tipo de ocorrência. O combate à doença também pode ser feito através do exame de mamografia que deve ser feita depois que a mulher completa 40 anos.

Hoje em dia, a campanha acontece em todo o mundo e é manifestada de diversas formas, como em iluminação de monumentos ou construções públicas decoradas com a cor rosa. 

Redatora: Eduarda e Jahde
Revisora: Ana Carolina
Ilustradora: Anita
Pesquisador: Jahde e Eduarda 


3 comentários:

  1. O Movimento Outubro Rosa é muito importante, além de alertar as mulheres sobre a prevenção da doença. O tema foi muito bem explicado, alem de ser abordado informações que muitas pessoas não sabiam, como o caso de homens poderem ter o tumor. O tema é realmente muito importante, e o texto está super interessante.

    ResponderExcluir
  2. Juliana Carvalho e Léa Maria Amorim7 de abril de 2015 às 08:18

    Achamos o texto de vocês excelente. A forma em que utilizaram o vocabulário e as informações, demonstrou os seus conhecimentos em relação ao tema, no caso, o Outubro Rosa, com destaque o Câncer de Mama. Algumas informações sobre os eventos, corridas, etc, foram de total importância a sua presença no texto, pois nem todos sabiam delas, assim como nós. Adoramos a ilustração de vocês, retratou bem o tema e ainda por cima, foi muito criativa e original.

    ResponderExcluir
  3. Juliana Carvalho e Léa Maria Amorim7 de abril de 2015 às 08:22

    Nossa opinião em relação ao tema, é que ele é muito importante e necessário de ser discutido, principalmente nessa época, pois estavam acontecendo as maiores campanhas. As informações trazidas por vocês foram importantes, pois vocês mostraram como é diagnosticada a doença e os eventos que estavam acontecendo.

    ResponderExcluir