segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ELA - Desafio do Gelo

A ELA é uma doença degenerativa do sistema nervoso que, até agora, não tem cura. A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior da medula espinhal. Não é conhecida a causa específica para a ELA. O que se sabe é que, mesmo por conta das limitações progressivas (o limite do paciente que evolui continuamente) impostas pelo progresso da enfermidade, o paciente costuma ser uma pessoa carente, carinhosa e feliz e por esses motivos tem mais dificuldade de entrar em depressão.

Os sintomas dessa doença são: fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente percebida em uma das laterais do corpo e posteriormente atrofia muscular (amiotrófica), cãibras, tremores musculares e perda da sensibilidade.

Por causa dessa doença, se iniciou o desafio do gelo, o qual foi criado por uma boa causa. Esta é uma forma descontraída de arrecadar fundos a serem investidos nas pesquisas da doença esclerose lateral amiotrófica. O desafio consiste em despejar um balde de gelo com água gelada em cima da pessoa que foi desafiada e esta pessoa poderá desafiar outras três. Quem participa do desafio doa uma quantia de dinheiro para a instituição de pesquisas e assim por diante. Então, a corrente cresce e o desafio acaba virando moda nas redes sociais.  
É importante lembrar que esta brincadeira não está acontecendo só no Brasil e sim no mundo inteiro.

Redatoras: Ana Carolina e Jahde 
Revisora: Jahde 
Ilustradora: Anita 
Pesquisadoras: Eduarda e Anita 

2 comentários:

  1. Gostamos muito do texto, foi muito bem escrito e nos passa todas as curiosidades importantes sobre a doença ELA.
    Acreditamos que é necessário saber mais sobre esta doença, afinal quase todo mundo entrou na brincadeira do balde de gelo, a verdade é que grande parte de nós não imaginava e nem procurou saber o do por que desta brincadeira e o quão importante era.

    ResponderExcluir
  2. Joaquim Afonso, Gabriel Aragão e João Victor Lima7 de abril de 2015 às 08:31

    Este texto está muito bem estruturado (introdução, desenvolvimento e conclusão) e rico em informações que esclareceram quaisquer dúvidas sobre o assunto. Foi muito importante o grupo ter explicado o que é a doença e seus sintomas, para assim dar início ao tema principal: o desafio do balde de gelo, que, por sinal, também foi muito bem apresentado. O grupo está de parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir