segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Nordeste também é Brasil!

O preconceito de pessoas MAL INFORMADAS que saem falando mentiras e tendo ideias erradas sobre o povo nordestino não é novidade. Nós, que somos da Bahia, já vimos muitos casos de pessoas utilizando termos preconceituosos, a exemplo de: "coisa de baiano”, querendo dizer que algo foi mal feito ou utilizando o estereótipo de que baiano é preguiçoso. Muitos desses comentários maldosos se manifestaram em redes sociais. Que coisa feia, galera!

A última eleição para presidente da República do nosso país, na qual a presidente Dilma foi reeleita, foi a gota d’água para que os nordestinos “explodissem” e não ficassem calados. O que aconteceu foi que, por conta de um pequeno percentual de votos a mais, a candidata Dilma Rousseff superou o número de votos que o candidato Aécio ganhou nos estados do Nordeste e isso decidiu a disputa. O equívoco é que as pessoas preconceituosas não perceberam que a candidata do PT também ganhou nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Mesmo a candidata do PT tendo ganhado maior número de votos no Nordeste, ela não teria vencido as eleições sem os votos das outras regiões do país.

Sendo assim, as eleições fizeram o país se dividir em dois lados: os que votaram em Dilma e os que votaram em Aécio. Por conta disso, as manifestações de ódio nas redes sociais foram absurdas, como é demonstrado nas seguintes frases: “nordestino não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado”, “nordestino vota em Dilma e depois desce para SP atrás de trabalho”, “NORDESTINO É TUDO BURRO, ainda bem que existe literatura na qual eles exportaram nossa cultura pra outros países, mas nossa tudo burro”, “ESSE POVO NORDESTINO VAI CONTINUAR TUDO BURRO”. Essas foram algumas das opiniões de ódio dos internautas. 

O mais triste disso é que muitos dos habitantes de São Paulo, assim como de outros estados, pensam em uma separação político-econômica do Nordeste, em relação ao resto do Brasil. Esse fato é bastante improvável, mas mostra o quanto as pessoas não respeitam a democracia. Todos nós temos o direito de votar naquela pessoa que achamos que irá melhorar o país, assim como temos o direito de não sermos julgados. Além disso, houve uma generalização de que todos os nordestinos votaram no partido do PT, o que não é verdade.

Nós, que somos nordestinos, nos sentimos ofendidos com esses ataques que vêm acontecendo nas redes sociais. As pessoas têm que começar a respeitar a democracia e a aceitar as opiniões diferentes. Esperamos que futuramente isso não aconteça novamente.

Redator: Amanda Marques e Julia
Ilustrador: Léa Maria
Corretor: João Vitor Dantas

2 comentários:

  1. Meninos, adorei o post de vocês e concordo plenamente com tudo o que vocês escreveram! Somos todos brasileiros, independentemente de onde tenhamos nascido!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, cada um tem sua opinião, não devemos ser julgados por isso. A política no Brasil está causando essas declarações desnecessárias, todos sabem que só a opinião de nós nordestinos não foi a única causa da vitória da presidente Dilma. Política não devia causar tantas reações agressivas, nós nordestinos também não merecemos as agressões por da voz a nossa opinião.

    ResponderExcluir