segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Uso de drogas na adolescência: é tão prejudicial assim?

O uso de drogas na adolescência é um tema que desperta a atenção de diversos profissionais e famílias que têm parentes que as consomem. Por isso, estamos aqui para apresentar o nosso ponto de vista sobre o assunto. Somos adolescentes, mas não somos bobos ou muito menos ignorantes e, por isso, sabemos que, ao usar essa droga, o nosso organismo pode sofrer danos irreparáveis, que podem durar pelo resto da vida. Com isso, um dos nossos integrantes do grupo, Gabriel Aragão, tem um tio que é esquizofrênico (vamos explicar isso posteriormente) devido ao uso da maconha durante a adolescência; hoje ele vive sob as custódias do pai, no caso, o avô de Gabriel. Voltando ao assunto, a maconha pode causar problemas não apenas na saúde, mas também sociais, psicológicos e emocionais ao seu respectivo usuário. Ao pesquisarmos, descobrimos que a condição social do indivíduo também influencia no fato de ele usar drogas ou não, já que esta representa uma fuga da realidade que a pessoa enfrenta. É correto afirmar que muitos adolescentes de classe baixa usufruem de drogas para inibir a fome, já que o crack possui substâncias que provocam tal fenômeno.

Como estas pessoas entram nesse “mundo”?

Muitos jovens atualmente começam utilizando drogas lícitas, que, são o álcool e o cigarro, porém, ao fazer uso de tais substâncias, eles acabam correndo o risco de entrar no vício de drogas mais prejudiciais e ilícitas, como a maconha, o crack, a cocaína etc. Além disso, como falamos anteriormente, muitos jovens passam a utilizar drogas para fugir de sua condição social e dos problemas do dia a dia, já que, após o consumo da maconha, esta lhe dá uma sensação de prazer e relaxamento, esquecendo-se de todos os problemas e o usuário meio que “viaja para outro mundo”.  Outro fator a que devemos ficar atentos é a influência pela amizade: muitos jovens entram nesse “mundo das drogas” através de amigos e companheiros, que já têm um contato com estes alucinogênicos e acabam oferecendo para os seus colegas, tanto que, muitas vezes, nossas mães falam “...cuidado com quem você anda”, “...tome cuidado com os seus amigos e colegas” 

A maconha faz tão mal assim?

A pergunta que até hoje vem intrigando muitas pessoas é o quanto a maconha pode ser prejudicial a nossa saúde; muitas vezes, elas acabam comparando tal droga com o cigarro, porém, de acordo com dados que nosso grupo encontrou ao decorrer de nossas pesquisas, é que, até hoje não há nenhum registro médico de que a maconha tenha sido responsável pela morte de alguém, enquanto o cigarro é responsável por 88 mil mortes por ano e o cigarro por 440 mil só nos EUA, porém, este fato não faz com que a maconha se torne a ‘’santa ‘’ da história, porque, é comprovado cientificamente que sua utilização pode causar sérios danos ao usuário, principalmente no que se refere a perda de neurônios. Devido a isto, muitas pessoas são esquizofrênicas, porém o que é ser esquizofrênico? A esquizofrenia é um transtorno mental complexo que faz com que o usuário não consiga pensar de forma lógica, comportar-se normalmente em situações sociais, dentre outros problemas. Além de ser causada devido ao uso da maconha, alguns fatores genéticos também são capazes de provocar tal enfermidade. Por isso, se algum parente seu for ou foi esquizofrênico e você utilizar a maconha os riscos de adquirir e desenvolver essa doença aumenta.

A maconha é a “porta de entrada para as outras drogas”?

Ao buscarmos exemplos pessoais, nós mesmos conseguimos tirar nossa própria conclusão sobre o assunto. A maconha é, sim, a porta de entrada para o “mundo das drogas”, pois, através dela, o usuário começa a passar para outros estágios e começa a utilizar as outras drogas como a cocaína, o crack, dentre outras. Na maioria dos casos, isto ocorre porque o jovem, após o uso da maconha procura uma droga que seja mais efetiva, que o deixe ‘’ fora do ar ‘’ por mais tempo e que consequentemente lhe dê prazer, então tudo começa com as drogas licitas, depois passa para a maconha e, após a maconha, “novas portas” para novas drogas se abrirão. Nós também achamos que o álcool e o cigarro são drogas lícitas que também abrem “portas” para novas drogas e para diversos problemas psicológicos e sociais.

Gabriel, Victor Hortélio, Hugo e Luca.

2 comentários:

  1. O tema abordado é realmente muito importante, pois hoje em dia muitos jovens estão utilizando drogas, que podem fazer mal. O texto foi bem explicado, e muitos adolescentes estão sendo influenciados por amigos que utilizam a droga. Eu gostei bastante do texto, porque traz a realidade de hoje em dia, e exemplos sobre o acontecimento.

    ResponderExcluir
  2. Eduarda Carvalho e Yasmim Leal7 de abril de 2015 às 16:28

    Meninos, achamos muito interessante este assunto que vocês trouxeram, pois todos devemos ficar consciente quanto o uso das drogas na adolescência e como vocês muito bem apontaram, podem trazer diversos danos para a saúde, e uma vez que a pessoa entra “no mundo das drogas”, dificilmente conseguirá sair. Vocês trouxeram diversas curiosidades que nós ainda não tínhamos conhecimento e que a partir deste texto já estamos cientes. Outro fato que chamou bastante atenção, foi a organização das ideias e o formato da produção, onde fizeram perguntas ao leitor e desenvolveram as próprias respostas. Quanto ao texto, sentimos falta somente das soluções para inibir o uso das drogas dos adolescentes.
    Gostaríamos de acrescentar e realçar que o uso das drogas pode levar as pessoas até a morte, e algumas vezes trazem problemas psicológicos para os usuários, como a esquizofrenia, que foi citado no texto.

    ResponderExcluir