segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O risco da musculação na adolescência

O interesse dos adolescentes pela musculação tem se manifestado cada vez mais cedo. Agora é cada vez mais comum ver adolescentes de 12 anos chegando em casa e pedindo para os pais para entrarem em academias. Esse pedido dá medo a alguns pais, pois eles se questionam se a musculação pode ser praticada na adolescência, se ela atrapalha o crescimento, se leva à atrofia dos músculos e ainda se não seria melhor continuar na velha e boa escolinha de futebol, vôlei ou natação.


Antigamente, os médicos não deixariam os adolescentes malharem, mas, hoje em dia, está ficando cada vez mais comum a recomendação pela malhação. Mesmo assim, é preciso ter cuidado com o quanto de peso se está pegando. Ou seja, a musculação pode sim ser feita pelos adolescentes, desde que seja supervisionada e que não se tenha apenas a intenção de ganhar músculo. Outra grande questão é: se o objetivo não é ganhar músculos, para que serve a musculação, nessa fase? Assim como outras atividades, ela evita o sedentarismo, melhora o condicionamento cardiovascular, a flexibilidade e as habilidades motoras.

As meninas com idade entre 12 e 14 anos podem começar a malhar para ganharem músculos; já para os meninos, a idade recomendada para iniciar a musculação é entre 14 e 16 anos. Se alguém começar a malhar antes desse tempo, corre um grande risco de interromper o crescimento e de ter problemas na coluna.

De tão delicado, o treinamento deve ser acompanhado por profissionais qualificados para que o esforço exigido ao corpo não seja excessivo. Um programa de musculação para adolescentes não deve durar mais de 40 minutos por dia e, no máximo, quatro vezes por semana.

Se o adolescente começar a demonstrar muito cansaço, reclamando de dores musculares, pode ser causa do excesso de carga. Se a alteração da forma física for muito expressiva em um curto período, pode ser que ele(a) esteja usando anabolizantes. 

O lado bom da musculação:

  1. Melhora a resistência e a força.
  2. Aumenta a flexibilidade.
  3. Melhora a postura.
  4. Melhora a disposição.
  5. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório.
  6. Ajuda a não sobrecarregar as articulações.

Os adolescentes que praticam a musculação têm mais chance de terem uma vida melhor quando adultos e de terem uma vida adulta ativa.

Mas, à princípio, é melhor que os adolescentes, ao invés de fazerem musculação, façam esporte como vôlei, basquete, futsal, etc.

Pesquisador: João Pedro Gomes
Revisor: Victor de Sordi
Ilustrador: Enrico
Redatora: Maria Fernanda 

8 comentários:

  1. Eu acho e esse assunto esta falando algo que pode ajudar os adolescentes, por que muitos adolescente começam a malhar com 12, 13 ou 14 ai param de crescer.

    ResponderExcluir
  2. realmente é bem interessante esse post, pois pode prevenir alguns jovens de futuros problemas de saúde. Eu não sabia que muitas pessoas que malham precariamente estão sujeitas a tantos problemas de saúde como dito no poster a cima. Também achei que foi muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo plenamente com esse post pois as criança hoje em dia estão sempre querendo malhar muito cedo,e isso pode acabar prejudicando ou ajudando essas crianças.

    ResponderExcluir
  4. Depende da sua idade mais fazer flexões e abdominais dopem normal e correr de manhã é uma boa tambem porque pegar peso na adolescência quando você estiver com uns 24 indiante o risco de você fraturar um osso é mais fácil e você vai se desgastar muito mais fácil e ter dores musculares com freqüência !

    ResponderExcluir
  5. Jahde Abbehusen e João Vitor Dantas7 de abril de 2015 às 08:22

    Após a leitura do texto sobre os malefícios e benefícios da musculação na adolescência, achamos que ele foi muito bem escrito, apesar de trazer alguns erros gramaticais. Os autores conseguiram englobar todos os aspectos relevantes em seu texto, a idade adequada para se começar a malhar, os prós e contras, as preocupações dos pais e as recomendações e cuidados que os jovens devem ter ao iniciar suas atividades na academia. Nossa opinião sobre este tema é que antes de começar a musculação os adolescentes devem procurar a ajuda ou instrução de um profissional especializado para não realizar os exercícios de forma errada e acabar prejudicando a sua saúde.

    ResponderExcluir
  6. Achamos o texto muito interessante, pois é um tema que precisa ser conversado com os adolescentes desde cedo, principalmente a partir dos 13 anos, quando começam a demonstrar interesse em um corpo mais definido e forte. Como foi abordado pelo grupo, é necessário acompanhamento profissional para que o treino não traga nenhum tipo de problema à saúde. Foi também importante vocês terem deixado claro que é melhor que o adolescente pratique outros tipos de esporte para só depois iniciar os treinos na academia. – Anita e Amanda M

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com esse post pois, muitas pessoas estão malhando antes da idade e fazendo com que ela tenha muitos problemas de saúde. É muito melhor uma criança de 12 anos por exemplo, jogar futebol, vôlei, basquete etc, pois, ela está correndo muito menos riscos do que uma adolescente que estará malhando. Toda criança que irá começas a malhar deverá ter um acompanhamento de profissional especializados, como diz o post, para ele mostrar o que você poderá ou não fazer para não comprometer a saúde. O autor trouxe o assunto sabendo dividir bem e mostrando os cuidados, o que pode acontecer de ruim, a idade, entre outros.

    ResponderExcluir