segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Oktoberfest

A Oktoberfest é uma das festas alemãs mais famosas, no mundo todo, por causa da sua cerveja e também por conta da incorporação da cultura bavierana, contando com mais de 6 milhões de pessoas anualmente. Ela acontece em Munique, na Alemanha, e este ano estará celebrando sua 181º edição. Também existe a versão brasileira deste evento, realizado em Blumenau, Santa Catarina, o qual é muito parecido com o original. Todos os anos essas festas contam com a presença de comidas típicas da Alemanha, a exemplo do chucrute, e também com outras manifestações culturais.

Tudo começou no casamento de um rei da Alemanha, no qual, em homenagem à noiva, todos os cidadãos da cidade de Munique foram convidados para o parque Theresienwiese, para uma grande festa tradicional de quinze dias, com bebidas e comidas, pois, naquela época, as festas duravam muitos dias.

A festa, então, desde a primeira edição vem sendo repetida, como fora a original. Todos os anos a festa na Alemanha acontece de 20 de setembro a 5 de outubro e por isso mesmo dá-se o nome de Oktoberfest (que, em alemão, “Oktober” significa outubro e “fest”, festa). Já aqui, no Brasil, ela acontece geralmente entre os dias 8 e 26 de outubro, sempre depois da edição de Munique. 

Redatora: Eduarda e Ana Carolina
Revisora: Jahde e Eduarda
Ilustradora: Anita 
Pesquisador: Jahde e Anita


Um comentário:

  1. Este texto é muito interessante, pois a matéria mostra a cultura de um outro pais, que acaba influenciando a nossa cultura diretamente, além de mostrar a fundo um tradição que é tao interessante descobrir, mostrando também onde deu inicio a esta comemoração.

    ResponderExcluir