segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O mundo está em alerta

O vírus Ebola surgiu em 1976 no Sudão e em Yambuku, na República Democrática do Congo - uma região situada próxima ao Rio Ebola, que dá nome à doença. Os principais hospedeiros do vírus são os morcegos frutívoros, os quais mais tarde transferiram a doença para os humanos.

Até Janeiro deste ano já foram mais de 1.800 casos registrados e quase 1.300 mortes. Além disso, já foram descobertas cinco espécies do vírus; dentre elas estão as: Bundibugyo, Costa do Marfim, Reston, Sudão e Zaire. 

A doença pode ser diagnosticada a partir de febres, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça, inflamações na garganta, vômitos, diarreia, coceiras, sangramento interno e externo, entre outros. Os sintomas podem aparecer de 2 a 21 dias após a exposição ao vírus. 

O diagnóstico do Ebola ainda é difícil, pois, nos primeiros dias, os sintomas ainda são comuns. Para se ter um diagnóstico mais preciso, é necessária a realização de uma série de  testes laboratoriais. A doença ainda não possui um tratamento ou vacina específica, mas, pode ser tratada a partir de terapias de apoio. 

As pessoas que apresentam os sintomas devem ser isoladas e as pessoas responsáveis pelos pacientes devem utilizar roupas especializadas para se protegerem contra o vírus, sendo elas: luvas, máscaras, botas e vestimentas que cubram e tapem toda a superfície do corpo.

O fim de uma epidemia de ebola só pode ser considerado alcançado após 42 dias sem nenhum novo caso registrado.

Redatoras: Eduarda e Jahde 
Revisora: Ana Carolina 
Ilustradora: Anita 
Pesquisadoras: Eduarda e Jahde 

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto, acho importante sabermos um pouco mais sobre este vírus que alarmou todo o mundo.
    Apesar de ser uma doença antiga, poucos a conheciam antes do surto.
    É bom sabermos mais sobre o assunto, não só para nos prevenirmos, mas para ver a dificuldade que os outros países e continentes enfrentam.
    No texto, apresentam muitas informações curiosas e importantes.

    ResponderExcluir
  2. Laura Cassaro e Míriam Fingergut7 de abril de 2015 às 08:20

    Meninas, achamos o texto de vocês bem interessante e informativo. A linguagem usada é de fácil compreensão e o tema escolhido era muito preocupante na época em que vocês escreveram!
    Adoramos o texto, esperamos que continuem assim.

    ResponderExcluir